O MARKETING, A RELIGIÃO E A POLITÍCA
Olá meus amigos,
Mesmo este TEMA não sendo citado nas igrejas e ainda que muitas delas não entendam seu significado, ESTE, não está, como para muitos possa parecer, necessariamente ligado a idéia de um comércio de trocas.
O Marketing e a política estão presentes no ambiente religioso, uma vez que quase todas as religiões buscam eleger um candidato que represente a visão e ideais, promovem reunião de grupos de interessados, convidam pessoas para encontros; tudo isto consiste em perfeitas estratégias mercadológicas, não são??!!
Vamos tentar definir o que é Marketing. Vamos deixar pra lá o ponto de vista religioso e/ou político.
O Marketing tem, como um dos seus propósitos, atender as necessidades dos indivíduos e criar situações que despertem desejos que precisam ser atendidos. Se analisarmos as teorias de Maslow, Alderfer e McClelland, que descrevem as necessidades humanas e tomando também como base vários textos da Bíblia, como, por exemplo, “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 1.28), constata-se que o homem, como ser espiritual, tem, mesmo que de forma inconsciente, a necessidade de relacionamento com Deus e também com as pessoas que o rodeiam. Este pode ser considerado um ponto favorável e ao mesmo tempo um problema para o desenvolvimento do Marketing, pois muitas se aproveitam deste fato para mercantilizar a Palavra de Deus de forma explícita e anti-ética, ao passo que outras apenas almejam tornar acessível seus preceitos a todos. Segundo Kater (1999) “diversas novas religiões, cristãs ou não, muitas das quais denominadas seitas, têm-se valido constantemente, até mesmo de forma exacerbada, de técnicas e estratégias de Marketing para envolver fiéis, desgarrados e insatisfeitos, oriundos de outras religiões, procurando agregá-los ao seu rebanho” (KATER, 1999, p. 13).
Nesse ambiente tão competitivo, também entre as diversas religiões, a habilidade e criatividade dos administradores podem ser o caminho para o avanço evangelizador das igrejas. Não se pode considerar o Marketing apenas como uma ferramenta de promoção das vendas, como uma filosofia empresarial, um conjunto de definições, ações e estudos que visam suprir as necessidades do mercado, superar as expectativas, conquistar novos clientes e, o mais importante, manter os clientes atuais. O Marketing tem como função principal conquistar e manter clientes.
Bem está aberta a discussão, sejam bem vindos!!!
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