"Nervosismo"- O INIMIGO OCULTO

Existe um inimigo oculto a ser vencido para aquele em que 
necessita utilizar sua voz para transmitir algo. 
5 Dicas: Como Controlar o Nervosismo na hora de Cantar ou Falar em Público.
A grande preocupação de muitos cantores é a questão do “nervosismo” que interfere na voz. Apresentando inicialmente é uma voz irregular, trêmula às vezes, pouca projeção, falta de ar, falta de apoio, inexpressividade… etc.
Diante destas questões, durante todos estes anos venho trabalhando nas preparações dos cantores, com muitas dinâmicas de apoio (tonificação dos músculos costo-abdominais, diafragma, como sempre fizemos) até aí, nada de novo!
Então tenho usado com intensidade os exercícios de “firmeza glótica” (vários) que eu acredito que deixam o músculo vocal muito firme e tenho obtido excelentes resultados!

Bem vamos lá quero sugerir 5 dicas de como você pode controlar melhor o nervosismo de cantar na hora da apresentação:


1) Respire antes de subir no palco

Fazer uma respiração profunda é uma ótima forma de se acalmar e conseguir pensar com clareza antes de entrar no palco. Então concentra, respira e encara o desafio!

2) Sinta-se a vontade com o repertório que vai apresentar

Estude muito, e várias vezes, as músicas que vai apresentar. Estude os trechos que acha que são mais complicados, os trechos que você acha que pode travar e engasgar. Se você precisar colocar as partituras e as letras na sua frente, faça isso. Tudo o que possa te trazer segurança, em relação ao repertório, é bom fazer. 

3) Roupas e acessórios que sejam confortáveis

O importante não é arrasar no seu look. Melhor usar roupas que sejam confortáveis para você, e que não vão limitar seus movimentos, te dificultar a fazer a respiração corretamente, ou até mesmo que possam enroscar no microfone, fazer você tropeçar e etc.
4) Faça um roteiro
Faça um roteiro. A ordem das músicas e as falas que você irá falar entre cada uma. Isso vai te ajudar a interagir um pouco melhor com o público, uma vez que você não vai ficar perdido, sem ter o que falar no meio da performance. As vezes estamos nervosos e não temos ideia nenhuma do que falar.

5) Interaja com seu público

Não tem coisa mais chata do que ir em um show onde os músicos não interagem com a plateia. Não precisa ser nada forçado, tente conversar como se estivesse conversando com um amigo na sala, pois uma interação com seu público é super bem-vinda. Outra coisa importante é interagir com os músicos que estão te acompanhando. E nunca se esqueça de apresentar a sua banda! 
Ronaldo Viana - Professor de Técnica Vocal e Canto, 20 anos de experiencia - vide perfil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falar Inglês é fácil...