CPTM: MERCADO DOS AMBULANTES

Em meados do mes de julho de 2018 foram entregues varios trens deste modelo na foto ao qual foi produzido pela empresa sul coreana Hyundai referente ao lote de 35 unidades adquiridas pela CPTM. (fonte Viatrolebus).                                        Pessoalmente tive a oportunidade de deslocar da estação Barra Funda até Jundiai. Parabenizo a CPTM pelo novo investimento de qualidade, trens com ar condicionado, vagões limpos, mais espaço para os passageiros e lugares demarcados para idosos e pessoas com necessidades especiais. No entanto, não ficou claro quais sao as medidas em que a empresa CPTM tem adotado para inibir a venda ilegal de produtos dentro dos vagões.
São mascates ambulantes desde de crianças (que deveriam estar estudando) até pessoas idosas revendendo água, cerveja, refrigerante, fones de ouvidos e até alho roxo nos corredores dos trens, de certa forma atrapalhando e incomodando os passageiros, que muitas vezes por pena acabam comprando os produtos. A cada parada nas estações os seguranças terceirizados fingem que não vê, os camelôs por sua vez interrompem as gritarias e se misturam aos passageiros como se nada estivesse acontecendo.
Entrevistei uma vigilante em Jundiai ao qual não quis revelar seu nome que disse: "Não podemos fazer nada, todos tem o direito de ir e vir e nao podemos impedir isto, liguem no 0800 quem sabe a CPTM faça alguma coisa, como colocar seguranças nos vagões? E quando tentamos inibir os ambulantes, os proprios passageiros filmam e tiram fotos, argumentando e justificando em defesa que eles estao apenas trabalhando." Embora tentei ligar no 0800 da CPTM e não obtive nenhuma resposta.                     A taxa de desemprego em SP no último trimestre de 2018 sobe para 16,9% e quase 2 milhões estão sem trabalho de acordo com IBGE. Sobretudo a ausencia do estado para investir na educação e na qualificação de jovens e adultos, certamente levam a sua grande maioria a sobreviver na informalidade.
Rua 25 de Março é o maior mercado a céu aberto
da america latina e os ambulantes também venceram
a batalha da venda de produtos ilegais e pirataria. 
 

Semelhantemente o maior mercado a céu aberto da america latina na rua 25 de março, após todos estes anos os ambulantes claramente venceram a quebra de braço contra as autoridades e dividem espaço nas calçadas com o comerciante, que pra manter seu comércio aberto deve pagar os seus impostos em dia. Fica claro que não há mais combate ao comercio ilegal no centro de São Paulo. Da mesma forma os ambulantes nas estações e trens da CPTM estão vencendo esta batalha. A quem interessa?                                                       




Enquanto isso os antigos trens estão virando sucatas no pátio da ferrovia de Jundiai. Nosso dinheiro publico, dinheiro do povo vai muito bem obrigado, jogado na lata de lixo. Lamentável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Falar Inglês é fácil...