LIMITES: VOCÊ RESPEITA OS SEUS?
VOCÊ CONHECE SEUS LIMITES?
Atualmente é muito comum os palestrantes motivarem suas plateias dizendo que devem ultrapassar os limites, que devemos superar nossos medos e obstáculos...
Mas já ouviu alguém dizendo para você respeitar seus limites?
Esta é uma das razoes em que muitos entram em estado de estresse e depressão. Querem abraçar o mundo sozinhos, centralizam suas atividades em si em possuem dificuldades para delegar tarefas. A maioria destes são chamados de perfeccionistas, e neste caso eles são auto cobradores de seus próprios desempenhos. Lamentável sofrimento interior. Há dias em que estas pessoas não conseguem suportar nem elas mesmas.
Nos ensinaram que não é bonito chorar, nem que sejamos vistos sofrendo. E por isso, sempre procuramos estar inteiros, felizes e fortes na frente dos outros, mesmo que por dentro estejamos a ponto de explodir, mesmo estando vulneráveis, fracos e tristes.
Assim, tentamos esconder o que sentimos, reprimir, viver como se não nos sentíssemos como realmente nos sentimos, ou seja, negando nossas próprias emoções.
E chega o dia em que atingimos o nosso limite, nos sentimos cansados, esgotados, com vontade de deixar tudo para trás e, nesse dia, as emoções transbordam, perdem o controle, afloram sem permissão, e nos sentimos muito mal por isso.
Ao mesmo tempo, nosso corpo, fisicamente dolorido, responde, doente, com reações incontroláveis, sofrendo…
Isso é a Catarse Emocional. Quando sofremos um colapso emocional, nossas emoções nos bloqueiam, nos paralisam, e então não podemos mais ser fortes e contê-las, nos sentimos vencidos, pequenos, como se o mundo fosse um lugar perigoso, onde tudo machuca, causa dor e ninguém nos compreende.
Cuidado, todos nós devemos respeitar nossos limites.
Nós não somos robôs ou maquinas em que não possuem sentimentos ou reações diante da dor.
Se ame,
Comentários