GRANDES PERSPECTIVAS PARA 2020
Vamos ser otimistas!!!
É fato que dezenas de índices que representam variados setores da economia alcançaram patamares nunca vistos em anos anteriores. O brasileiro poupou mais este ano a conta poupança transbordou com R$ 825,7 bilhões saldo em novembro 2019.
A Selic é a taxa básica de juros da economia.
A menor taxa dos últimos 10 anos. |
É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras. Dia 13/12/2019 a taxa foi de 4,5% é a mais baixa dos ultimos 10 anos. (fonte Banco Certral - gráfico representativo)
De uma forma pratica como é que funciona? Quando a taxa selic sobe aumenta os juros de cartão, empréstimos e financiamentos, a queda da taxa conjuntamente o juros bancário também reduz e desta forma aumenta o consumo, claro estimulado pelo juros de financiamento ou empréstimo mais baixos. Isto de certa forma aquece a economia.
Temos que levar em conta que os efeitos significativos não ocorrem da noite para o dia, leva algum tempo para chegar ate a mesa do trabalhador, alcançando um emprego e levando para casa o pão nosso de cada dia. Efeito dominó um pouco lento.
O setor imobiliário vem mostrando seu aquecimento desde final de 2018, gerando empregos diretos e indiretos. Muito bom.
O aumento do preço das carnes no último mês, puxado pela demanda da China, reforça as projeções positivas para o ano que se inicia, na avaliação da Farsul.
Claro os precos nao estao para o consumidor final, mas para industria pecuaria, que depois de anos de baixa na pecuária, pela redução do consumo interno e escândalos da Carne Fraca e da delação da JBS, a proteína animal atingiu novo patamar.
Creio que esse novo cenário veio para ficar.
Vamos fazer a nossa parte trabalhar e crer em Deus que dias melhores virão.
Um abraço,
Comentários