PARAGUAI: UM SUJO PRENDENDO O MAL LAVADO
Paraguai: O caso Ronaldinho |
Muitos poderiam dizer que absurdo! Prenderam o nosso ídolo do futebol brasileiro e mundial Ronaldinho Gaúcho. Vou explicar o que aconteceu.
O ex-jogador foi preso pela justiça paraguaia por entrar no pais com passaportes falsos.
Quem tem interesse nesta prisão?
Fica evidente que alguém quer dinheiro do ex-jogador. Quem plantou os passaportes? Pois para entrar no pais não há necessidade de passaportes, apenas com um RG qualquer um entra no pais. Não que eu queira absolver o Ronaldinho, mas é importante salientar que o Paraguai sempre foi conhecido como um lugar de contrabando e produtos ilícitos.
Observe com atenção os dados abaixo:
- "De 7% a 10% do combustível usado no Paraguai é contrabandeado, conforme associação que reúne proprietários de postos de combustíveis do país.
- 140 mil toneladas de açúcar são consumidas por ano no Paraguai. Entre 90 mil e 100 mil toneladas entraram de contrabando em 2013. A atividade representa prejuízo de R$ 9 milhões por mês, além de outros R$ 4 milhões em impostos que deixam de ser arrecadados pelo governo.
- Embora nestes últimos anos o governo paraguaio tem intensificado a fiscalização contra o contrabando, vem barrando o que entra sem pagar impostos, mas continua a fazer vistas grossas ao que sai.
- é de conhecimento internacional que grande parte das drogas e armas em que chegam no Brasil passa pela rota paraguaia.
- a vasta escala de falsificação de cigarros e bebidas tem origem também no mesmo país.
Enfim é um "sujo prendendo um mal lavado" ao qual combina com aquela máxima "faça o que eu digo e não faça o que eu faço".
Esta novela vai dar muito "pano para a manga".
Ronaldo Viana
Professor e Escritor
Comentários